O frio brasileiro não é exatamente rigoroso. Mesmo assim, o vento gelado e o aumento da umidade do solo são suficientes para que as plantas sintam a mudança de clima e precisem de um tratamento diferente do que recebem nas estações mais quentes.
Aprenda estas dicas para se preparar para o próximo inverno:
Diminuir a quantidade de água oferecida às plantas é a primeira medida a ser adotada no inverno. "As temperaturas baixas contribuem para que haja menos evaporação. O resultado é que as espécies precisam de menos regas do que nas outras épocas do ano", ensina o paisagista João Jadão.
Para verificar a necessidade de água, use o truque de tocar a terra com os dedos: se o solo estiver seco, regue.
Prefira fazer isso no início da manhã, já que a planta vai utilizar essa água ao longo do dia para realizar a fotossíntese.
Embora as folhas caídas criem um cenário invernal no jardim, o certo é recolhê-las para evitar a proliferação de fungos e bactérias e liberar o gramado para receber luz natural.
Um dos piores inimigos das plantas são os ventos, que arrancam folhas e galhos, levam a terra embora e derrubam vasos.
No inverno, eles se tornam ainda mais potentes. "O vento sudoeste costuma ser o prenúncio de geadas", alerta Raul Cânovas.
Para proteger as espécies mais delicadas, procure criar um muro verde na área externa, colocando plantas altas nos locais que recebem as rajadas. "Álamos e casuarinas são boas opções", exemplifica.
Em jardins menores, pode-se recorrer a bambus e arbustos cheios, como os buxinhos. E, nas varandas no alto de prédios, às vezes a ventania é tanta que só o fechamento do espaço com vidro permite a criação de um paisagismo.
De junho a agosto, os ventos são frequentes nas regiões Sul e Sudeste. Os que chegam do sul trazem umidade e, quando ocorrem, é necessário verificar se as plantas ainda precisam ser regadas.
Muita gente acredita que a melhor época para implantar um jardim é na primavera, mas o inverno traz vantagens para as espécies. "Sem o calor em excesso, há a redução na proliferação de pragas e doenças, o que torna o período favorável para o plantio", afirma o engenheiro agrônomo Marcelo Noronha, da Minha Horta.
Abaixo algumas sugestões de plantas que florescem no frio:
Ela também floresce no frio: Azaléia (Rhododendron simsii)
Ela também floresce no frio: Ipê amarelo (Tabebuia chrysotricha)
Ela também floresce no frio: Magnólia (Magnolia liliflora)
Ela também floresce no frio: Bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima)
Ela também floresce no frio: Calêndula (Calendula officinalis)
Ela também floresce no frio: Margarida (Chrysanthemum leucanthemum)
Ela também floresce no frio: Prímula (Primula malacoides)
Ela também floresce no frio: Acácia (Acacia farnesiana)
Ela também floresce no frio: Estrelítzia (Strelitzia reginae)
Via Casa Claudia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os Comentários são moderados.
Não serão publicados comentários fora do contexto da postagem ou que utilizam de linguagem inadequada.