Hotel Anhembi Holiday Inn, São Paulo, Miguel Juliano
Hotel Tauana, Prado, BA, Ana Catarina Ferreira da Silva
Setor hoteleiro cresce, mas boa arquitetura ainda é exceção
Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional): o Brasil tinha, no final de 2008, cerca de 18 mil meios de hospedagem, com a oferta de 1,1 milhão de quartos (média de 60 por hotel).
Eles formam a espinha dorsal das atividades ligadas ao turismo, que, segundo a mesma entidade, representa 4% do Produto Interno Bruto nacional.
Esses números tendem a crescer com a realização da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016, e também com a elevação da renda das classes emergentes. E que resposta a arquitetura dará a essa expansão?
Vai buscar formas de expressão mais legítimas ou continuará produzindo projetos que poderiam estar tanto no Nordeste do país como no Caribe?
A dúvida é pertinente, entre outros motivos porque a seleção da melhor arquitetura de hotéis da década passada traz apenas um exemplo implantado no Nordeste, justamente uma das regiões mais procuradas pelos turistas.
Essa saudável exceção é o hotel Tauana, na praia de Corumbaú, em Prado, no sul da Bahia.
Eles formam a espinha dorsal das atividades ligadas ao turismo, que, segundo a mesma entidade, representa 4% do Produto Interno Bruto nacional.
Esses números tendem a crescer com a realização da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016, e também com a elevação da renda das classes emergentes. E que resposta a arquitetura dará a essa expansão?
Vai buscar formas de expressão mais legítimas ou continuará produzindo projetos que poderiam estar tanto no Nordeste do país como no Caribe?
A dúvida é pertinente, entre outros motivos porque a seleção da melhor arquitetura de hotéis da década passada traz apenas um exemplo implantado no Nordeste, justamente uma das regiões mais procuradas pelos turistas.
Essa saudável exceção é o hotel Tauana, na praia de Corumbaú, em Prado, no sul da Bahia.
Pousada Pedra Grande, Imbituba, SC, Miguel e Tagore Pereira
Garden Hill Small Resort, São João del Rei, MG, Alexandre Bragança, Osmar Barros e Marcos Aguiar
O curioso é que o Tauana foi desenhado por Ana Catarina Ferreira da Silva, arquiteta portuguesa que, acostumada a passar férias no Brasil, sentia falta de opções de hospedagem que valorizassem a arquitetura do país e mostrassem personalidade diferente dos padrões das redes internacionais.
A brasilidade marcante do trabalho de Ana Catarina transparece também no projeto que Miguel e Tagore Pereira (pai e filho) fizeram para a pousada Pedra Grande, na praia do Rosa, em Imbituba, SC. O pavilhão com seis apartamentos (primeira fase do empreendimento), adaptado à inclinação do terreno, emprega cores e materiais construtivos locais, revelando sua inspiração regionalista.
A brasilidade marcante do trabalho de Ana Catarina transparece também no projeto que Miguel e Tagore Pereira (pai e filho) fizeram para a pousada Pedra Grande, na praia do Rosa, em Imbituba, SC. O pavilhão com seis apartamentos (primeira fase do empreendimento), adaptado à inclinação do terreno, emprega cores e materiais construtivos locais, revelando sua inspiração regionalista.
Hotel Fasano, Rio de Janeiro, Philippe Starck
Águas do Treme Lake Resort, Inhaúma, MG, André Abreu e Gustavo Rocha
Minas Gerais entra na lista com projetos em Inhaúma e São João del Rei.
O primeiro, o Águas do Treme Lake Resort, fica numa fazenda e foi desenhado por André Abreu e Gustavo Rocha. Articulado em torno de pátios internos, o hotel apresenta como referências visuais marcantes a esbelta marquise de acesso em balanço e a torre sineira, uma alusão aos espaços religiosos.
O segundo, um híbrido de pousada e resort, tem o nome de Garden Hill Small Resort. Alexandre Bragança, Osmar Barros e Marcos Aguiar explicam que sua arquitetura é silenciosa e privilegia a comunicação com o exterior. Um campo de golfe e uma residência existentes foram o ponto de partida do projeto, completado com um bloco pavilhonar de dois pavimentos.
O Hotel Fasano no Rio de Janeiro tem o traço do cultuado designer francês Philippe Starck. A edificação encontra-se na curva que demarca o início de Ipanema. A configuração de fachada, concebida por Starck com a colaboração de Eduardo Mondolfo e Cláudia Ruiza, é secionada em ângulo obtuso, acompanhando o traçado da avenida beira-mar e abrindo visuais que vão da pedra do Arpoador até o morro Dois Irmãos, no final do Leblon.
Antes de instalar-se em território carioca, o grupo paulista Fasano já colocara em operação, em São Paulo, a sua unidade pioneira. Localizada nos Jardins, a torre surgiu a quatro mãos: as de Marcio Kogan (arquitetura) e Isay Weinfeld (interiores), arquitetos que têm escritórios independentes mas são parceiros de longa data. Externamente, o prédio é uma colagem de referências diversas, mesclando protomodernismo, art déco, minimalismo e detalhes de antigas edificações.
Também nos Jardins e próximo da torre do Fasano está outro hotel de alto padrão: o Emiliano. A construção, originalmente projetada como edifício de apartamentos, foi recriada pelo arquiteto Arthur Casas para transformar-se em edifício para hospedagem. A mudança de uso só foi decidida depois de pronta a estrutura, o que, segundo Casas, tornou a tarefa mais trabalhosa.
O circuito paulistano de hotéis de luxo/Jardins completa-se com o Unique. A emblemática nau de cobre, concreto e madeira que flutua sobre jardim de pedra foi desenhada por Ruy Ohtake, reunindo elementos que o consagraram como um dos expoentes da arquitetura brasileira (curvas e empenas de concreto) e inovações, das quais são exemplo a caixilharia e o revestimento de cobre.
A outra categoria de hotéis, a de negócios, pertence o Anhembi Holiday Inn, em São Paulo. Localizado na zona norte, o edifício foi, durante quase 30 anos, um esqueleto que assombrava o Parque Anhembi. Miguel Juliano assina o projeto do hotel, volume retangular que se destaca pelo fechamento em chapa metálica amarela pré-fabricada e material acústico.
O primeiro, o Águas do Treme Lake Resort, fica numa fazenda e foi desenhado por André Abreu e Gustavo Rocha. Articulado em torno de pátios internos, o hotel apresenta como referências visuais marcantes a esbelta marquise de acesso em balanço e a torre sineira, uma alusão aos espaços religiosos.
O segundo, um híbrido de pousada e resort, tem o nome de Garden Hill Small Resort. Alexandre Bragança, Osmar Barros e Marcos Aguiar explicam que sua arquitetura é silenciosa e privilegia a comunicação com o exterior. Um campo de golfe e uma residência existentes foram o ponto de partida do projeto, completado com um bloco pavilhonar de dois pavimentos.
O Hotel Fasano no Rio de Janeiro tem o traço do cultuado designer francês Philippe Starck. A edificação encontra-se na curva que demarca o início de Ipanema. A configuração de fachada, concebida por Starck com a colaboração de Eduardo Mondolfo e Cláudia Ruiza, é secionada em ângulo obtuso, acompanhando o traçado da avenida beira-mar e abrindo visuais que vão da pedra do Arpoador até o morro Dois Irmãos, no final do Leblon.
Antes de instalar-se em território carioca, o grupo paulista Fasano já colocara em operação, em São Paulo, a sua unidade pioneira. Localizada nos Jardins, a torre surgiu a quatro mãos: as de Marcio Kogan (arquitetura) e Isay Weinfeld (interiores), arquitetos que têm escritórios independentes mas são parceiros de longa data. Externamente, o prédio é uma colagem de referências diversas, mesclando protomodernismo, art déco, minimalismo e detalhes de antigas edificações.
Também nos Jardins e próximo da torre do Fasano está outro hotel de alto padrão: o Emiliano. A construção, originalmente projetada como edifício de apartamentos, foi recriada pelo arquiteto Arthur Casas para transformar-se em edifício para hospedagem. A mudança de uso só foi decidida depois de pronta a estrutura, o que, segundo Casas, tornou a tarefa mais trabalhosa.
O circuito paulistano de hotéis de luxo/Jardins completa-se com o Unique. A emblemática nau de cobre, concreto e madeira que flutua sobre jardim de pedra foi desenhada por Ruy Ohtake, reunindo elementos que o consagraram como um dos expoentes da arquitetura brasileira (curvas e empenas de concreto) e inovações, das quais são exemplo a caixilharia e o revestimento de cobre.
A outra categoria de hotéis, a de negócios, pertence o Anhembi Holiday Inn, em São Paulo. Localizado na zona norte, o edifício foi, durante quase 30 anos, um esqueleto que assombrava o Parque Anhembi. Miguel Juliano assina o projeto do hotel, volume retangular que se destaca pelo fechamento em chapa metálica amarela pré-fabricada e material acústico.
Publicada originalmente em PROJETODESIGN
Hotel Fasano, São Paulo, Marcio Kogan e Isay Weinfeld
Hotel Unique, São Paulo, Ruy Ohtake
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