O BLOG

Soluções para Arquitetura e Paisagismo.
Este blog foi elaborado por Marjorie K © 2008-2024.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Espaço Tom Jobim_Patrimônio Edificado

O Espaço Tom Jobim – Cultura e Meio Ambiente está instalado em antigas construções do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O Instituto amplia, com esta iniciativa, sua participação na vida cultural da cidade e do país e nas discussões relacionadas à questão ambiental.
O objetivo do Espaço Tom Jobim – Cultura e Meio Ambiente é fazer o elo entre a cultura e o meio ambiente. Antonio Carlos Jobim fez esta união com excelência e era um grande defensor da natureza, por isso seu nome foi escolhido para nomear o Espaço. Além disso, o Jardim Botânico era um local onde Tom Jobim costumava se inspirar e compor.
O Espaço foi lançado em 2003, através de uma parceria entre a Associação de Cultura e Meio Ambiente e o Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O Espaço Tom Jobim – Cultura e Meio Ambiente abriga eventos que tenham como finalidade a promoção da cultura e da arte; a defesa, preservação e conservação do meio ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável.
Atualmente o Espaço Tom Jobim – Cultura e Meio Ambiente é composto pelas seguintes unidades:
- Casa do Acervo: oferece ao público o acesso virtual à vida e obra de Antônio Carlos Jobim e, em breve, aos acervos de outros artistas.
- Galpão das Artes: está em reforma e abrigará o Espaço de Produtos Sustentáveis, que irá divulgar e expor produtos sustentáveis e serviços ambientais. O Galpão das Artes também será local para exposições de arte contemporânea.
- Teatro: está em construção com término previsto a partir de setembro de 2008. O teatro terá 400 lugares e estará disponível para shows musicais, peças teatrais, festivais de cinema e outros eventos culturais e ambientais.
- Oficinas: O Espaço também será disponibilizado para a realização de oficinas que possam estimular o pensamento e a reflexão em torno de temas ambientais e de interesse público. Também serão oferecidos cursos de formação de artistas e técnicos para o setor cultural. O Espaço Tom Jobim compreende o Centro de Produtos Sustentáveis, cuja reforma já começou e reabre em março; o Teatro de Lona, que será inaugurado no segundo semestre de 2007; a Sala Multiuso, que promove exposições e cursos; e a Casa do Acervo, que oferece ao público o acesso virtual à vida e obra de Tom Jobim.
O acervo de Tom Jobim é imenso e o processo de digitalização foi conduzido por Paulo Jobim, filho do maestro. São 27 álbuns de carreira, mais de três mil fotos, 800 manuscritos, 700 partituras, 90 vídeos com gravações e entrevistas, além de centenas de desenhos e anotações. Partituras jamais gravadas, detalhes do processo de composição, fitas cassetes que Tom costumava deixa rolar enquanto conversava e dedilhava o piano. Quatro computadores e um telão estão à disposição do público para pesquisas.
Na Casa do Acervo, Tom Jobim não ficará sozinho: o acervo de Lucio Costa, já digitalizado, irá para lá, assim como o de Dorival Caymmi. Já o acervo na área de meio ambiente começa com os vídeos do cinesta Sergio Bernardes, que possui a maior coleção de imagens sobre a Mata Atlântica e sobre o bioma brasileiro.
Em comemoração aos 80 anos do maestro Tom Jobim (1927- 1994), o Espaço apresenta a exposição “Toda a minha obra é inspirada na Mata Atlântica”, com filmes, vídeos e fotografias inéditas da floresta que motivava o compositor. As imagens são do cineasta Sergio Bernardes, do acervo pessoal de Tom e do Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Exposição “Toda a minha obra é inspirada na Mata Atlântica”

Período: de 26 de janeiro a 22 março de 2007
Horário: das 10h às 17h
Local: Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Endereço: Rua Jardim Botânico, 1.008
-->


Fonte:http://www2.petrobras.com.br/cultura/portugues/patrimonioedificado/proj/edif_centrotomjobim.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os Comentários são moderados.
Não serão publicados comentários fora do contexto da postagem ou que utilizam de linguagem inadequada.