O BLOG

Soluções para Arquitetura e Paisagismo.
Este blog foi elaborado por Marjorie K © 2008-2024.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Profissão Arquiteto (a)

A Arquitetura tem por finalidade criar e organizar o espaço físico, buscando atender às necessidades humanas como o conforto, o bem-estar e a funcionalidade.


As atividades de um Arquiteto estão relacionadas com edificações, conjuntos arquitetônicos. arquitetura paisagística e de interiores, planejamento físico, local, urbano e regional.

O curso abrange:
- Projeto e Construção de Edifícios (casas, prédios)


- Planejamento Urbano e Regional (Urbanismo)


- Desenho Industrial (planejamento e criação de objetos)


- Programação Visual (comunicação visual, signos gráficos)


- Paisagismo (jardins, parques, praças)

Quem tem planos de ser Arquiteto precisa preocupar-se com a carreira o mais cedo possível. Paralelamente à formação teórica, o aspirante deve procurar colocação num bom escritório. Com o tempo, o estagiário vira desenhista e passa a detalhar os projetos feitos pelos Arquitetos mais experientes. Depois, já formado, pode realizar seus próprios projetos. Como o currículo de um arquiteto é sua obra, é importante que ele tenha passado por escritórios respeitados, onde aprende a desenvolver o seu próprio traço, diferente dos demais.

O grande aprendizado está no exercício profissional. A arquitetura está cada vez mais funcional, trabalhando com espaços exíguos e materiais baratos - a preocupação não é apenas a bela sala, mas onde se possa almoçar sem, a cada garfada, bater o braço na parede. Há cada vez mais Arquitetos deixando os projetos de imóveis de lado, concentrando-se em design de móveis, programação visual, decoração.

As áreas que mais crescem na profissão: Arquitetura de Interiores e Desenho Urbano. Outro campo em expansão é o de Preservação do Patrimônio Histórico. O Arquiteto deverá ter habilidade numérica, raciocínio abstrato e espacial, criatividade versatilidade, apurado senso artístico, sensibilidade e gosto pela arte.

Campos de atuação: Serviços de Consultoria, Empresas Privadas, Órgãos Públicos, Escritórios de Arquitetura.

Especializações: Desenho Industrial, Paisagismo, Urbanismo, Computação Gráfica, Arquitetura de Interiores e Comunicação Visual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os Comentários são moderados.
Não serão publicados comentários fora do contexto da postagem ou que utilizam de linguagem inadequada.