O BLOG

Soluções para Arquitetura e Paisagismo.
Este blog foi elaborado por Marjorie K © 2008-2024.

domingo, 25 de dezembro de 2011

Telhado verde - Tenha mais verde com um jardim no telhado

Reduzir ilhas de calor, promover isolamento acústico e até favorecer a biodiversidade – essas são algumas das vantagens oferecidas pelas coberturas vegetais.

aec295-88-jardim1

 Saiba que a adaptação estrutural é o maior entrave para a adoção de jardins em coberturas já existentes – a não ser que a sobrecarga constante não ultrapasse 75 kg/m², limite de segurança que qualquer edificação suporta normalmente. 

“De qualquer forma, é fundamental prever a carga sobre a laje e preparar a estrutura para aguentar o peso extra, se houver”,orienta Ricardo Paschoal, diretor da Remaster, uma das marcas de sistemas prontos.

O próximo passo é fazer uma boa impermeabilização na superfície, o que vai garantir o funcionamento do sistema escolhido e evitar as temidas infiltrações.“Parece contraditório, mas, quando protegida das intempéries pelo jardim, a impermeabilização chega a durar duas vezes mais”, revela o paisagista Benedito Abbud, de São Paulo.

As vantagens continuam. “O telhado verde promove confortotérmico e acústico nos ambientes, minimiza ilhas de calor, retém poluição e reduz a velocidade com que a água da chuva chega à rede coletora, o que ajuda a combater enchentes”, enumera Marcos Casado, do Green Building Council Brasil. 

Nos sistemas mais elaborados, até a biodiversidade sai ganhando: árvores frutíferas atraem passarinhos e outros organismos, como insetos (se você se incomodar com isso, abra mão dos pés de fruta no jardim). 

Quanto à manutenção, ela deve ser feita como a de um canteiro normal. 

Mas para ver as flores... é preciso acostumar-se a olhar para cima.

Conheça alguns métodos de montagem:





Via Arquitetura e Construção

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os Comentários são moderados.
Não serão publicados comentários fora do contexto da postagem ou que utilizam de linguagem inadequada.