O BLOG

Soluções para Arquitetura e Paisagismo.
Este blog foi elaborado por Marjorie K © 2008-2024.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

São Paulo Futebol Clube - projeto de modernização do Estádio do Morumbi

O São Paulo Futebol Clube e a construtora Andrade Gutierrez divulgaram as primeiras imagens do projeto de modernização do Estádio do Morumbi. Além da cobertura, a obra inclui uma arena multiuso para shows e eventos, um hotel com centro de convenções, um novo memorial, a ampliação da capacidade do atual estacionamento e a reconfiguração dos acessos do público.

Com custo previsto entre R$ 300 e 400 milhões, obra inclui a construção de uma cobertura, arena multiuso, hotel com centro de convenções, um novo memorial e estacionamento.



Para cobrir todos os assentos do Morumbi sem interferir na parte estrutural ou na fachada do estádio, que será mantida, optou-se por uma cobertura leve, em estrutura metálica, apoiada em apenas oito pontos em torno do estádio. A cobertura será tensionada por meio de tirantes e vai proporcionar também conforto acústico para os arredores do estádio.

Já a arena multiuso aproveitará parte das arquibancadas do Morumbi e permitirá a criação de uma pista sem ocupar o campo, preservando o gramado para os jogos de futebol. A capacidade é para até 25 mil pessoas.

Veja o vídeo de modernização do estádio do Morumbi:
http://www.youtube.com/watch?v=T0pWkYEgBCw&feature=player_embedded

O hotel, o novo estacionamento e o memorial serão construídos em um edifício adjacente ao estádio. O hotel terá quartos voltados para dentro e para fora do Morumbi e contará com piscina coberta, equipamentos esportivos, centro de convenções para até três mil pessoas e acesso ao estádio e à arena. O estacionamento, por sua vez, abrigará vagas divididas em quatro níveis para uso tanto do hotel como do estádio.

O projeto arquitetônico da cobertura é de autoria da Projeto Alpha Engenharia de Estruturas, com a consultoria de Arena Estádios
 . A reforma, com custo previsto entre R$ 300 e 400 milhões, será viabilizada com recursos provenientes da exploração comercial dos espaços da arena de show e do hotel.

O prazo de conclusão estimado é de 18 meses a partir do início das obras, que acontecerá assim que a Prefeitura de São Paulo emitir as licenças, alvarás e demais autorizações para a construção. Durante as obras, a capacidade máxima para o público não será alterada, assim como a estrutura existente para receber os torcedores.








Via Revista Pini

3 comentários:

  1. Apenas uma correção Marjorie: O projeto arquitetônico da cobertura é de autoria da Projeto Alpha Engenharia de Estruturas, com a consultoria de Arena Estádios.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado vc Marjorie Karoline, por fazer parte da realização de mais um sonho de todos tricolores paulista..

    ResponderExcluir

Os Comentários são moderados.
Não serão publicados comentários fora do contexto da postagem ou que utilizam de linguagem inadequada.