O BLOG

Soluções para Arquitetura e Paisagismo.
Este blog foi elaborado por Marjorie K © 2008-2024.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Banheiros para todos os gostos

10 dicas para banheiros pequenos (e grandes) infalíveis..



Nós sabemos que nem todos os banheiros são enormes e com espaço de sobra, mas isso não impede que banheiros pequenos não sejam agradáveis, bonitos e até mesmo pareçam maiores. 

Com alguns recursos simples, o seu banheiro pode ter uma cara totalmente nova e ser um dos ambientes mais legais e descolados da casa. 

Veja as dicas para banheiros pequenos (que podem ser aplicadas em banheiros maiores, claro) que a Mobly Design separou para vocês:

Fuja da monocromia

Banheiros com somente uma cor são chatos e sem apelo, na maioria das vezes. Invista em uma parede colorida, pastilhas diferentes ou até mesmo em objetos de decoração que ajudem a quebrar a monotonia de uma cor única.


Use espelhos

Truque antigo para ambientes pequenos, espelhos de banheiro podem passar a sensação de um ambiente maior e ainda ajudam a refletir e a espalhar a luz. Só tome cuidado com o que o espelho está refletindo!



Procure usar box transparente

Em banheiros pequenos, é importante que o espaço não seja diminuído para não criar uma sensação claustrofóbica, o que pode acontecer com superfícies que recortam e dividem o ambiente, como é o caso de boxes jateados ou texturizados. Procure modelos transparentes. O mesmo princípio pode ser aplicado àbancada da pia.



Cuidado com os móveis

O espaço já é reduzido, cuide para que escolha os móveis certos e para que não “entulhe” o banheiro. Móveis planejados são uma boa saída e permitem também que o dono da residência expresse melhor seu estilo. Outras boas pedidas são móveis com várias funções, que economizam espaço e esbanjam praticidade. Observe também no revestimento e material dos móveis. É importante que a madeira seja sempre impermeabilizada, para resistir à umidade.




Use pastilhas para banheiro

Pastilhas podem ajudar a aumentar o banheiro e o tornam mais interessante e vivo. Há várias opções possíveis de cores e texturas. Ache uma com seu estilo e invista. Se não for muito fã de pastilhas, opte por peças de revestimento maiores, que diminuem o rejunte. Esse truque também faz que o banheiro pareça maior.


Misture estilos

Tendência do design contemporâneo, a mistura de épocas e elementos dentro de um mesmo espaço renova e o torna mais interessante. Se o seu banheiro tem um ar mais moderno, invista em uma ou duas peças mais antigas, que ajudam a quebrar a forma do ambiente de um jeito inusitado. Você pode até mesmo pensar em algum móvel para compor essa dualidade, como a foto abaixo, que mostra um banheiro moderno com uma bancada rústica, de madeira de demolição.


Trabalhe a iluminação

O banheiro é um dos poucos ambientes em que se pode usar diferentes tipos e posicionamentos de lâmpadas, comportando desde iluminação indireta até uma mais forte e clara. Tenha em mente o tipo de ambiente que cada luz irá proporcionar e o que o seu foco irá realçar ou esconder. As mulheres precisam de um cuidado especial na escolha da iluminação, principalmente em cima do espelho. Na hora da maquiagem, prefira lâmpadas que não esquentem e que não distorçam as cores. Luzes atrás do espelho são uma boa pedida, pois não formam sobras no rosto e ainda ajudam em uma atmosfera mais confortável.

Decore o banheiro

Um banheiro pode ser muito mais do que um vaso, uma pia e um chuveiro. Pode ser um espaço confortável, que pode seguir a linha arquitetônica da casa ou ter o seu estilo próprio. Arquitetos dizem que banheiros e lavabos são os espaços para deixar a imaginação correr solta. Então faça que nem eles, solte-a! Cuide somente para que a decoração não atrapalhe a funcionalidade do banheiro.




Se possível, abuse da luminosidade natural do banheiro

Mais confortável que a luz artificial, a luz natural deixa o banheiro com uma atmosfera agradável e fresca, além de ser mais econômica. Certifique-se de que nada esteja bloqueando a entrada de luz no banheiro. A luz natural também aumenta a sensação de espaço, já que não segue um padrão exato de iluminação.



Móveis planejados

Economizam espaço e deixam o banheiro do jeito exato que você quer. Podem ter, inclusive, multi-funções, o que elimina a necessidade de vários móveis. Porém, são mais caros e já existem no mercado inúmeras opções de móveis para banheiro que podem atender à sua demanda. Pesquise com cuidado.



Via moblydesign
E você, o que achou? Tem alguma dica para compartilhar? comente, participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os Comentários são moderados.
Não serão publicados comentários fora do contexto da postagem ou que utilizam de linguagem inadequada.