O BLOG

Uso este espaço para postar alguns temas que gosto: arquitetura, construção, sistemas construtivos, paisagismo, patrimônio cultural, arte, museus/museologia, design, escultura, finanças, fotografia, música, e outras coisinhas..

Este blog é fruto das minhas leituras, edito o que mais gostei...para nossa inspiração!

Obrigada pela visita e volte sempre.

Seja Bem-Vindo (a) !!!

Este blog foi elaborado pela arquiteta Marjorie Karoline © 2008-2016

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Olafur Eliasson em São Paulo

A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta a exposição Olafur Eliasson: Seu corpo da obra, primeira individual do artista na América Latina que reúne dez instalações em três diferentes espaços da cidade de São Paulo (Pinacoteca, SESC Belenzinho e SESC Pompéia). Todos os trabalhos integram o 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil. 



Olafur Eliasson (1967, Copenhagen, Dinamarca) é conhecido por suas esculturas externas de grande porte, intervenções no espaço urbano e projetos arquitetônicos. Os processos de percepção e construção da realidade estão no centro de sua pesquisa artística. Suas obras incorporam leis da física, neurologia e óptica convidando o visitante a experimentar fenômenos naturais como neblina, luz, cor e reflexos. Em Seu corpo da obra, Olafur insere seu trabalho e a experiência que ele oferece aos espectadores em situações espaciais marcadas pela ambiguidade entre “dentro” e “fora”.  







Olafur Eliasson nasceu em Copenhague, em 1967, e passou a infância entre a Islândia e a Dinamarca. Formado na Academia Real de Belas Artes, em Copenhague, começou a apresentar suas esculturas e instalações em meados da década de 1990. O processo de percepção da realidade está no centro de sua pesquisa artística, que parte da investigação de questões das ciências e envolve a recriação de fenômenos naturais. Seus trabalhos, muitos de grandes dimensões e/ou instalados em espaços públicos, costumam atrair públicos para além do universo das artes visuais. Entre os mais conhecidos estão o Weather Project 


A obra de Eliasson foi objeto de mostras no MoMA/PS1 (Nova York, 2008) e da retrospectiva Innen Stadt Außen, no Martin-Gropius-Bau (Berlim, 2010). Em 2003, representou a Dinamarca na 50a Bienal de Veneza. Seus projetos recentes incluem a exposição Your emotional future, no PinchukArtCentre, em Kiev, e a fachada escultural do Harpa Reykjavik Concert Hall and Conference Centre , sede da orquestra sinfônica e da ópera islandesas, em Reykjavik, Islândia.

Fica em exposição  até 08 de janeiro de 2012..
Vale a pena conferir!



Olafur Eliasson
Olafur Eliasson
"Acho que consideramos o ato de olhar ou de perceber como um fato dado. Acreditamos que o olhar seja objetivo ou fisiologicamente determinado pela natureza ou até mesmo dado por Deus, como se poderia crer em casos extremos", diz o artista.
No entanto, Eliasson está convencido de que nossa percepção e a forma como vemos as coisas e as abordamos seja determinada pela cultura. E que, de fato, uma mesma coisa pode ser vista de forma completamente diferente. Ou que determinada visão possa ser enganosa.
E aqui é que entra sua arte. Mas não de maneira cerebral, e sim ultra divertida e acessível. Pois Eliasson coloca o mundo, com mão supostamente leve, de cabeça para baixo, provocando assim uma reflexão sobre imagem e reprodução, sobre verdade e ilusão.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os Comentários são moderados.
Não serão publicados comentários fora do contexto da postagem ou que utilizam de linguagem inadequada.