O BLOG

Uso este espaço para postar alguns temas que gosto: arquitetura, construção, sistemas construtivos, paisagismo, patrimônio cultural, arte, museus/museologia, design, escultura, finanças, fotografia, música, e outras coisinhas..

Este blog é fruto das minhas leituras, edito o que mais gostei...para nossa inspiração!

Obrigada pela visita e volte sempre.

Seja Bem-Vindo (a) !!!

Este blog foi elaborado pela arquiteta Marjorie Karoline © 2008-2016

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Vamos à Toscana?

Abençoada com beleza natural, vinhos e uma incomparável herança artística, a Toscana é a região italiana do Renascimento. 
Mas, além de Florença (sua principal joia), há outras pequenas e elegantes cidades, algumas rurais, outras de praia, que valem um roteiro completo. Siena e sua arquitetura gótica, Pisa e sua torre inclinada, Lucca e suas muralhas de pedra, Fiesole e suas maravilhas etruscas... Cada uma tem atrativos imperdíveis.

Vá preparado para curtir os simples prazeres da vida, como degustar vinhos nas plantações de uva, provar delícias da culinária local, admirar esculturas e outras obras de arte a céu aberto ou em museus de primeira qualidade. Não é preciso se perder na multidão que invade Florença para descobrir os verdadeiros sabores da Toscana.
  Pienza, a town and commune in the province of Siena, in the Val dOrcia in Tuscany (central Italy), between the towns of Montepulciano and Montalcino. It is fine example of Reneisaance urbanism. 




Wisteria flowers blooming around villa in Tuscany

 

Summer landscape in Val d'Orcia, Tuscany, Italy

Principais atrações:

1 - Torre de Pisa
Piazza dei Miracoli

É o cartão-postal mais famoso da cidade de Pisa. Junte-se à multidão para clicar a clássica foto segurando a torre. Suas obras tiveram início em 1173 e, por causa do solo arenoso, a estrutura logo começou a apresentar desvios e a inclinar.

2 - Piazza Duomo
Campo di Miracoli, Pisa

Na praça está o conjunto arquitetônico que colocou Pisa na lista de patrimônios da Unesco. O Duomo, com fachada de colunas; O Batistério, erguido nos estilos romântico e gótico, e o Camposanto, antigo cemitério ligado à basílica, são edifícios construídos entre os séculos 11 e 14.

3 – Catedral Duomo de Siena


Na cidade de Siena, a catedral é seu principal símbolo. Foi inaugurada em 1182 no estilo gótico-romano e surpreende também em seu interior. Repare nos pilares com listras de mármore preto e branco e no teto, pintado de azul e colorido de estrelas.

4 – Piazza della Cisterna
Centro antigo de San Gimignano

A pequena e bela cidade na Toscana pode ser inteira percorrida a pé. Um dia é suficiente para conhecer tudo. Mas antes de começar a bater perna, passe boas horas sentado nessa praça, sentado nas escadarias, saboreando um sorvete.

5 – Palazzo Papolo
San Gimignano


O palácio abriga um interessante acervo repleto de obras de artistas da região, como Taddeo di Bartolo (1362-1422). No pátio do local, há inúmeros afrescos, além de uma bela vista da cidade.

6 - Saturnia



A cidadezinha ficou conhecida por suas fontes de águas quentes e sulfurosas, perfeitas para tratamentos estéticos – ou apenas relaxar. As piscinas naturais lotam dia e noite por turistas e jovens moradores, que se reúnem para nadar e cantar. Nos hotéis há sempre um spa.

7 - Grosseto
É a maior cidade do sul da Toscana e ótima base para conhecer essa região. De lá, é fácil chegar à praia do Parco Naturale della Maremma e a pequena Garavicchio, onde fica o Il Giardino dei Tarocchi (Jardim do Tarô), de Niki de Saint Phale.

8 – Lucca



As antigas muralhas protegem até hoje as construções medievais de Lucca, além de impedir a circulação de carros no centro histórico. Visite o templo religioso San Michele in Foro, as Piazzas Antelminelli e Napoleone, a Via Fillungo e as ruínas do Anfiteatro Romano, na Piazza del Mercato. Você vai sair encantado da terra natal do pintor ítalo-brasileiro Alfredo Volpi (1896-1988).

9 – Arezzo
A cidade que foi quase totalmente destruída durante a Segunda Guerra Mundial é hoje uma das mais ricas da Toscana, graças à produção de joias. Não deixe de conhecer os delicados afrescos da Igreja de San Francesco e a Piazza Grande, contornada por arcadas e pelo Palazzo della Fraternità dei Laici.

10 – Scansano


Amantes do vinho precisam visitar essa pequena cidade, onde é fabricado o Morelino di Scansano, um dos mais conhecidos da Itália. Entre vinhedos e oliveiras, construções dos séculos 15 e 16, como o Chiaccio Forte e o Palazzo Vaccarecci.

Colored flowers from balcony, Ponte Vecchio, Florence, Italy. 

 Chairs on small garden patio in the Summer, Tuscany, Italy.

 Bicycle parked outside historic food store, Siena, Tuscany, Italy, Europe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os Comentários são moderados.
Não serão publicados comentários fora do contexto da postagem ou que utilizam de linguagem inadequada.