O BLOG

Soluções para Arquitetura e Paisagismo.
Este blog foi elaborado por Marjorie K © 2008-2024.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Protótipo de habitação será apresentado no pavilhão japonês da Bienal de Arquitetura de Veneza em 2012

O papel da arquitetura após um desastre é o tema do pavilhão japonês na Bienal de Arquitetura de Veneza 2012, que deve retratar habitações para a reconstrução de Kamaishi, no Japão, após o terremoto e o tsunami que devastaram a cidade oito meses atrás.
Divulgação: Toyo Ito
Protótipo construído em Sendai, que também foi atingida  

O projeto de reconstrução, denominado "Home For All", é liderado pelo arquiteto Toyo Ito, comissário da Fundação Japonesa. "Depois de tudo que aconteceu, as atividades cotidianas tiveram que ser retomadas nesses locais. E os habitantes estão reconstruindo tudo, com a determinação e com a força baseada no instinto animal primário de sobreviver e continuar a vida. Como arquiteto, tive que me perguntar: eu realmente consigo criar uma arquitetura que alcance as expectativas de pessoas com essa vontade vibrante de viver?", declarou.

Além de Ito, Kumiko Inui, Sou Fujimoto e Akihisa Hirata ficaram responsáveis pelo programa, que é colaborativo e recebeu mais de 900 propostas. As casas criadas pelo projeto deviam ter estruturas pequenas, mas oferecer um local confortável para o habitante. Todos os projetos tinham de levar em conta as dificuldades para a evacuação de uma casa durante um desastre.

O primeiro protótipo foi finalizado no mês de outubro, em Sendai. "A ideia é que essas casas tragam conforto para quem teve que passar por um processo tão difícil e que moraram por muito tempo em abrigos temporários. Podem ser utilizadas estruturas que ainda conseguiram ficar de pé ou serem construídas casas totalmente novas", disse Ito.

Quando o visitante entrar no pavilhão japonês da Bienal, verá a exposição de projetos dos quatro arquitetos e das muitas propostas colaborativas recebidas de arquitetos e crianças.

Fora do pavilhão, como elemento final da exibição, haverá uma casa projetada pelo quarteto, que após o evento, será transportada para uma área afetada pelos terremotos no Japão.

Fotografias de Naoya Hatakeyama que mostram como Kamaishi ficou após o desastre também serão exibidas na mostra, assim como o processo de reconstrução que foi iniciado pelos próprios moradores locais.
Divulgação: Toyo Ito
Planta da residência projetada para Sendai

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os Comentários são moderados.
Não serão publicados comentários fora do contexto da postagem ou que utilizam de linguagem inadequada.